terça-feira, 24 de maio de 2011

Novo Plano Director Municipal (PDM) de Lisboa


- Sugestões -


Projecto de Valorização do Percurso Histórico/Turístico São Sebastião - Santa Marta - São José - Portas de Santo Antão


I Divulgar e Reabilitar o Património

Neste percurso histórico existem dezenas de edifícios e conjuntos notáveis (todo o Bairro de São José) que merecem ser conhecidos e reabilitados.

Dado que muitos desses edifícios são propriedade de instituições ou de particulares propõe-se

. Que a CML celebre Protocolos/Acordos com essas instituições ou particulares no sentido dos edifícios e respectivos jardins poderem ser conhecidos e visitados pela população e por turistas ou, se for o caso, devidamente reabilitados.

Apenas a título de exemplo referem-se: os palácios dos CTT (e respectivo jardim) e da EPAL, a Sociedade de Geografia, o Palácio da antiga Manutenção Militar (e jardim) o edifícios da Associação Comercial Portuguesa, o Ateneu Comercial (e jardim) etc., etc.

Em relação a outros edifícios que merecem especial atenção refere-se:
Palácio das Conchas (Rua de Santa Marta); Casa dos 24 (Rua da Fé); Casa onde nasceu Rafael Bordalo Pinheiro (Rua da Fé) e Casa onde nasceu Wenceslau de Moraes (junto ao elevador do Lavra, ver aqui), Cinema Odéon; Marisqueira Solmar, etc., etc.


II Requalificação do Espaço Público
Para que este percurso possa ser fruído por nacionais e estrangeiros em condições de conforto e segurança http://grupoamigosigrejasjose.blogspot.com/2010/12/micro-passeios-das-ruas-sta-marta-e-s.html.

propõe-se:

.Promoção da Acessibilidade e Mobilidade Pedonal

.Que seja estudada a possibilidade de desvio do trânsito de atravessamento bem como soluções alternativas ao estacionamento na rua – nomeadamente para os residentes

Dado que existem na zona diversos parques de estacionamento parcialmente vazios e que encerram à noite, propõe-se:

.Que sejam celebrados Protocolos/Acordos com os proprietários dos Parques estabelecendo condições especiais de estacionamento para os moradores da zona.

Idêntico procedimento deverá ser adoptado em todas as zonas da cidade onde existam parques de estacionamento.


III Revitalizar a Zona – criação de pólo dinamizador
A Reabilitação do património - tal como o ensino dos antigos Ofícios - é uma prioridade nacional. Com a reabilitação surge, na maioria dos casos, a Gentrificação, um fenómeno nem sempre pacífico, designadamente do ponto de vista económico e social.

Pensando nestes temas – Reabilitação / Ofícios / Gentrificação - propõe-se:

.A criação de uma primeira Casa dos Ofícios, um projecto vocacionado para a transmissão e partilha de conhecimentos na área dos ofícios do Património e para o encontro de moradores e comerciantes, novos e antigos, nacionais e estrangeiros, unidos pelo mesmo “desejo de pertença” a um local, a um Bairro.

.Que a antiga Casa dos 24 (Rua da Fé) acolha o projecto da Casa dos Ofícios. Situada no centro da cidade, no Bairro Histórico de São José – actualmente com uma população envelhecida e um comércio em declínio – a Casa dos Ofícios dará um valioso contributo para o processo de reabilitação e revitalização da antiga Casa dos 24 e trará uma nova dinâmica ao Bairro através da fixação de gente nova que virá para aqui viver, trabalhar, partilhar espaços de trabalho e de exposição. Surgirão novos projectos comerciais genuínos e de qualidade em locais criteriosamente reabilitados pela própria população com o apoio da sua Casa dos Ofícios.


2011-05-20

quarta-feira, 18 de maio de 2011

II Jornadas do Patrimonio/Apresentações


Já se encontram disponíveis as Apresentações das II Jornadas do Património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que decorreram no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, no passado dia 15 de Abril de 2011. Ver aqui.