segunda-feira, 17 de maio de 2010

Literalmente, a cair aos bocados!





No dia 21 de Janeiro foi criado o "Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros e Casa dos 24". Apesar dos inúmeros contactos, junto das entidades competentes, alertando para a importância e potencial deste património classificado desde 1978 como Imóvel de Interesse Público e para a necessidade de uma intervenção de emergência que evite a sua destruição, até à data, nada foi feito.

A Igreja de São José dos Carpinteiros e a "Casa dos 24" continuam, literalmente, a cair aos bocados!

O estado de colapso eminente em que se encontra o retábulo setecentista do altar de Nossa Senhora da Fé é apenas a face mais visível da degradação da Igreja. Também o património azulejar da Igreja e “Casa dos 24” está em risco. A instalação eléctrica é precária. Do tecto tombam diariamente pedaços de estuque pintado. Na antiga "Sala da Mesa dos 24" alargam-se as rachas nas paredes. A torre sineira - com seis sinos e uma sineta de excelente qualidade, datados e assinados - está gravemente deteriorada. Alguns sinos estão mesmo em risco de perderem o apoio e de caírem.

Este conjunto classificado, constituído pela Igreja e “Casa dos 24” é notável, é único e é importante, não só para a história de Lisboa, mas também para a história de Portugal!

Parte dos espólios da "Casa dos 24" e da "Irmandade de São José dos Carpinteiros" está, há várias décadas, na posse da CML, ainda por estudar. Entre outro património, existem livros que datam do início do século XVI (o mais antigo será de 1501), instrumentos valiosos e imprescindíveis, designadamente, para o conhecimento da história dos ofícios no nosso país.

Sem comentários: