quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Enviado à CML:

Assunto: Assinatura de Protocolo de Apoio Financeiro da CML à Irmandade de Ofícios da Antiga Casa dos Vinte e Quatro


Exmos. Senhores


Presidente da CML - Dr. António Costa
Vereador da Reabilitação Urbana - Arq. Manuel Salgado
Vereadora da Cultura - Drª Catarina Vaz Pinto


Na sequência dos apelos que vimos fazendo à CML desde Janeiro do corrente ano, renovamos a V.Exas. o nosso pedido de apoio à Irmandade dos Antigos Ofícios da Casa dos Vinte e Quatro, tendo em vista a salvaguarda do conjunto constituído pela Igreja de São José dos Carpinteiros e "Casa dos Vinte e Quatro".

Por forma a poderem ser iniciadas algumas obras de emergência tendentes a estancar a entrada de águas pluviais nos edifícios, aguarda-se, há vários meses, a transferência da verba de 43.390 Euros, conforme consta da minuta de protocolo já assinada pelo Juiz Presidente da Irmandade, Arqº Gonçalo Ribeiro Telles.

Aproveitamos para sugerir que a assinatura do referido protocolo se efectue na antiga "Casa dos Vinte e Quatro". Este acto, pelo seu simbolismo, permitirá sensibilizar todos, entidades públicas e privados, para a necessidade urgente de restauro e reabilitação deste Conjunto Classificado como Imóvel de Interesse Público e para a oportunidade que representará para a cidade e para o país a sua adaptação a Espaço Museológico tornando-o um polo dinamizador de um processo de Reabilitação e Revitalização do Eixo Histórico onde se situa, com um população com graves carências económicas e sociais.

[...]

Senhor Presidente e Senhores Vereadores,

. Antes que seja tarde de mais.

Rogamos o empenho pessoal de V. Exas. no sentido da CML - em articulação com o Governo, designadamente com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado do Turismo - considerar prioritária a reabilitação deste património único, de enorme importância para a cidade de Lisboa e para Portugal

Ficamos à disposição de V. Exas,

Pelo Grupo de Amigos

Ana Alves de Sousa / Paulo Ferrero / João Pinto Soares

Sem comentários: