terça-feira, 16 de março de 2010

Audiência com Vereadora da Cultura

Representantes da Irmandade de Ofícios da Antiga Casa dos 24, nomeadamente o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles e o Arq. Jorge Brito e Abreu; o Presidente da Junta de Freguesia de São José e elementos deste Grupo de Amigos foram hoje recebidos pela Vereadora da Cultura e do Turismo da CML, Dr.ª Catarina Vaz Pinto.

A reunião teve como objectivo principal alertar para o valor patrimonial e enorme potencial turístico deste conjunto, classificado desde 1978 como Imóvel de Interesse Público, e para a necessidade de uma intervenção rápida por parte da Câmara Municipal de Lisboa tendo em vista, desde já, a sua salvaguarda.

Embora não sendo directamente da competência da Sra. Vereadora, aproveitámos esta audiência para solicitar os bons ofícios dos seus Pelouros no sentido de conjugar esforços com o Sr. Vereador do Urbanismo (cujos relatórios técnicos decorrentes de 2 vistorias já feitas confirmam que "as condições existentes são extremamente graves tendo em conta o valor patrimonial em apreço e o risco da sua perca") para que a CML avance, tão breve quanto possível, a empreitada urgente que permita estancar a entrada de água na igreja e edifícios anexos, bem como iniciar os procedimentos necessários à empreitada seguinte de recuperação da cobertura, fachadas, vãos, instalação eléctrica, etc.

Ficamos, pois, na expectativa quanto a uma intervenção da CML a curtíssimo prazo.

Aproveitamos o presente para anunciar que no próximo dia 19, dia de São José, pelas 21 horas, realizar-se-á na Igreja de São José dos Carpinteiros um concerto promovido pela Junta de Freguesia de São José com os “Maria Lua”, um grupo constituído por músicos independentes que cantam e tocam Fado, conjugado nesta ocasião com música barroca. A entrada é livre.

Sem comentários: