sexta-feira, 5 de março de 2010

Carta de 1549, Fevereiro, 14, Lisboa


Relatório do doutor Manuel de Almeida apresentado ao Rei D. João III sobre o decurso de certas actividades na Casa dos 24. Acessível AQUI.

«Eu me enformei como V[ossa] A[lteza] mandou da casa dos vinte e quatro e do como agora amdavã dalguas cousas sob sospeita e que ora não São della e barbo [?] Senhor que os mais são homens de bom zelo e alguns delles homens de bom saber e o que não
peorarão e nisto me parece Segundo a informação que tomei que anda como Soja posto que em todas as cousas se sospira sempre pelo tempo passado assi que pareçe que não ha que emendar. quanto a camara me dizem que amda agora mais conformes [?] com a nova da eleição que se que se espera. e se ouver des [?] cedo não podendo o doutro Cristovão de farja com a carga na Lej ou no Reino quem milhor Saiba e entenda Lisboa [?] em o que lhe cumpre que Francisco tibao que tem todas as qualidades para isso. E no terrejro me disseram que avja algum descujdo e que se espreva [?] aas vezes trigo e atravessava de mercador a mercador com que este levanta o pouco e que o causava os officiaes delle não São [?] ativos e diligentes e porque isso importa a todos principalmente aos pobres lembro que aquelle cargo devja ter que pelo Serviço se passe [?] merce e honrra e não se ocupasse nem o pejasse com outra cousa E o doutor nuno dalmeida meu jrmão lembro a V. A. - e lhe peço por amor de deos que se sirva elle e qualquer cousa que ouver por mais seu serviço e não se exerge nelle faltarem lhe valias pois tem servjdo bem em cojmbra e gastado muito e he filho de seu paj - Nosso senhor acreçente a vjda e Real estado A V. A. por muitos anos de Lixboa aos 14 de fevereiro de 49

o doutor Manuel de Almeida»



Tradução: Nuno Resende

Sem comentários: