terça-feira, 9 de março de 2010

Visita da Comissão Permanente de Cultura da Assembleia Municipal

Na sequência da Recomendação apresentada pelo Presidente da Junta de São José no passado dia 2 de Fevereiro, e aprovada em sessão de Assembleia Municipal do mesmo dia, deslocaram-se ontem à Igreja de São José dos Carpinteiros e à “Casa dos 24”, os membros da Comissão Permanente de Cultura daquela Assembleia, por forma a verificarem, in loco, os valores patrimoniais históricos-culturais deste conjunto ímpar, que estarão em risco se nada for feito pela sua preservação, e, além disso, o elevado potencial que representam em termos turísticos para a cidade de Lisboa.

A comitiva foi recebida pelos anfitriões Arqºs Gonçalo Ribeiro Telles e Jorge Brito e Abreu, em representação da Irmandade proprietária do conjunto, e foi acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia de S. José e membros do Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros e Edifícios Anexos.

Os dois edifícios foram detalhadamente visitados e foram prestadas todas as informações consideradas relevantes para uma correcta avaliação do estado deste Conjunto Classificado como Imóvel de Interesse Público. Aguarda-se agora que desta visita resulte um renovar de chamada de atenção da AML ao executivo camarário e às instâncias que têm por missão, a nível do Ministério da Cultura, a preservação e a supervisão dos bens culturais do país.

Sem comentários: