quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Algumas Ideias para a Reabilitação da Igreja de São José dos Carpinteiros (e edifícios anexos)

É urgente realizar obras de fundo nesta igreja e edifícios anexos sob pena de se perder um património de valor incalculável para a cidade de Lisboa e para Portugal.

A ) Tendo em conta que:

1. A Igreja de São José dos Carpinteiros e edifícios anexos é um imóvel classificado (IIP)

http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=74176

http://delisboa.blogspot.com/2007/05/igrejas-de-lisboa-s-jos-dos.html

http://www.jf-sjose.pt/slpage.php?page=17

2. A igreja e edifícios anexos, para além da sua enorme importância do ponto de vista artístico, constituem também um património de inestimável valor histórico para a cidade de Lisboa e para Portugal, designadamente porque:

2.1 A primeira sede da Freguesia, criada pelo Cardeal D. Henrique em 20 de Novembro de 1567, foi instalada na Ermida de São José dos Carpinteiros;

2.2 “A Casa dos 24 teve um papel importantíssimo na mobilização da população da cidade para resistir às pretensões dos castelhanos e apoiar a causa do Mestre D'Avis”;

Tendo ainda em conta que:

3. A igreja está habitualmente fechada e é desconhecida da esmagadora maioria da população;

4. A reabertura deste templo constitui um desejo antigo da população residente na zona, em especial dos mais idosos;

5. A abertura e requalificação desta Igreja e edifícios anexos irá constituir um pólo dinamizador, designadamente do ponto de vista cultural e turístico, do eixo histórico que foi, até à abertura da Avenida da Liberdade, a principal entrada na cidade de Lisboa (São Sebastião – Santa Marta – São José – Portas de Santo Antão);

6. Esse eixo histórico, de enorme riqueza patrimonial, está actualmente abandonado e decadente e com uma população com graves problemas económicos e sociais,

B )

Propõe-se, sem prejuízo e em articulação com outras acções que possam estar já em curso por parte de outras entidades:

1. O lançamento de uma Subscrição Pública junto da população, promovida e coordenada pela Junta de Freguesia de S. José/Câmara Municipal de Lisboa.

Esta acção visará, não só angariar fundos que ajudem à requalificação e restauro desses espaços, mas também dar-lhes novas funções, torná-los “vivos” e rentabilizá-los, envolvendo a população local, e não só, num projecto de dignificação e valorização do seu património.

Dada a ligação histórica destes espaços aos Ofícios da Cidade, propõe-se para isso:

2. Que seja lançado, com o apoio da Ordem dos Arquitectos, um concurso para a apresentação de projectos de arquitectura para a readaptação dos espaços aos fins que forem considerados úteis, por exemplo:

2.1 A criação de um espaço museológico dedicado à História dos Ofícios na cidade de Lisboa;

2.2 A utilização da Igreja – para além de espaço de culto vivo e dinâmico - como um espaço privilegiado para a realização de visitas guiadas, concertos, conferências, ou outras actividades consideradas adequadas;

3. Que seja efectuado o restauro da Igreja e edifícios anexos recorrendo, por exemplo, ao apoio de técnicos das oficinas da Fundação Ricardo Espírito Santo.

Nesta perspectiva a Igreja de São José dos Carpinteiros e os edifícios anexos tornar-se-ão um pólo cultural de enorme importância para a revitalização social e patrimonial desta zona carenciada da cidade, dinamizando a requalificação do eixo histórico de São Sebastião – Santa Marta – São José – Portas de Santo Antão, cujas enormes potencialidades turísticas devem ser devidamente aproveitadas.

O Grupo de Amigos da Igreja de S. José dará à Câmara Municipal de Lisboa e à Junta de Freguesia de S. José todo o apoio possível para a concretização deste projecto. (AAS)

Sem comentários: