quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Press release

Técnicos da Direcção Municipal de Conservação e Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Lisboa vistoriaram hoje a Igreja de São José dos Carpinteiros e a “Casa dos 24”

No seguimento do apelo feito ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Vereador da Reabilitação Urbana pelo Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros e “Casa dos 24”, deslocaram-se hoje ao local técnicos da Direcção Municipal de Conservação e Reabilitação Urbana para avaliarem o estado em que se encontram estes edifícios.

Foi solicitada uma intervenção com carácter de urgência no sentido de ser colocada uma cobertura provisória na Igreja e “Casa dos 24” evitando, desta forma, maiores perigos e danos.

Posteriormente, deverão ser realizadas, tão breve quanto possível, obras nos dois edifícios que incluam a reparação integral das coberturas, algerozes, tubos de queda, etc., estancando a sua degradação, travando a entrada de águas pluviais, resolvendo os problemas de outras infiltrações, humidades, etc.


Valorização do eixo histórico São Sebastião – Santa Marta – São José – Portas de Santo Antão

Este eixo histórico, uma das principais entradas na cidade de Lisboa até à abertura da Avenida da Liberdade, é de enorme riqueza patrimonial e está hoje abandonado, decadente e com uma população maioritariamente idosa e carenciada.

O Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros (e edifícios anexos) considera que o conjunto classificado – Igreja e “Casa dos 24” –, devidamente reabilitado, tornar-se-á num pólo dinamizador de enorme importância para toda a zona.

Tendo em vista a sua rentabilização e valorização, designadamente do ponto de vista turístico, o Grupo propõe que a Igreja – para além de espaço de culto – seja reabilitada no sentido de se tornar um espaço apto para a realização de concertos, conferências, visitas guiadas, etc.

Em relação à “Casa dos 24”, tal como foi há muito sugerido pela Irmandade proprietária do edifício, propõe a sua adaptação a Museu dos Ofícios com Biblioteca/Centro de Documentação, Espaço para Serviço Educativo, Loja, Cafetaria, Esplanada e um espaço com Oficinas (p.ex: na área do restauro).



Governo e Câmara Municipal de Lisboa devem liderar o processo

Tendo em conta que o referido conjunto é Património Classificado (IIP), e por isso de enorme valor para a História de Lisboa e de Portugal, o Grupo de Amigos irá solicitar ao Governo (designadamente ao Ministério da Cultura e Secretaria de Estado do Turismo) que, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, Patriarcado, Irmandade e demais entidades, estudem uma solução que possibilite a rápida recuperação e restauro deste legado histórico e patrimonial que importa preservar, recuperar, divulgar.




2010-02-25

Sem comentários: