sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Descrição feita pela Ex-DGEMN:




«Planta longitudinal constituída por 2 rectângulos justapostos (nave e capela-mor), de que resulta um volume paralelepipédico coberto por telhado a 2 águas. No alçado principal destaca-se o portal, coroado por medalhão oval figurando São José e ladeado por 2 cartelas com inscrições alusivas às efemérides principais do templo e das quais pendem em relevo pétreo, as ferramentas de pedreiro (esquerda) e de carpinteiro (direita). No nível superior abrem-se 3 janelões gradeados, sendo os laterais rectangulares e o central em volta inteira, encurvando assim a cimalha do frontão barroco que termina a fachada. No lado esq. observa-se a torre, de secção quadrada, com 2 vãos rectangulares sobrepostos e ventanas sineiras em arco de volta perfeita. Interior: nave e capela-mor, esta de menor altura, ambas com cobertura em abóbada de berço, apresentando a da nave pintura ornamental monocroma oitocentista em torno de uma composição central figurando São José e o anjo. Ladeiam o arco triunfal - com embasamentos de embrechados de mármore - 2 altares integrados em arcos de volta inteira. 2 capelas laterais abrem para a nave - constituindo como que um falso transepto - e apresentam retábulos de talha polícroma datáveis do 1º quartel do séc. XVIII, ostentando o do lado da Epístola um camarim abobadado com a imagem do Senhor dos Passos.

A capela do lado do Evangelho, alberga uma imagem de Nossa Senhora da Fé. Sobre a entrada eleva-se o coro-alto, de madeira, com grade de balaústres torneados. Sensivelmente a meio da nave observam-se, afrontados, 2 púlpitos com balcão de madeira e sobreporta encimada por espaldar de leque semicircular. Paredes da nave com silhar de 16 azulejos de altura em monocromia (azul em fundo branco) de meados do séc. XVIII, figurando cenas da vida de São José: Sonho de José; Visitação de Maria a Isabel; Nascimento de Jesus; José e o menino; Fuga para o Egipto, morte de de São José, Ascensão de São José. Todos os painéis têm legendas explicativas em latim. Presépio em terracota, inserto em oratório, representando uma "Sagrada Família" e, em plano secundário, a "Anunciação" e uma "Fuga para o Egipto", encontrando-se o grupo a abandonar a cidade.


Na sacristia, à qual se acede pela 1ª porta do lado da Epístola, lavabo em pedra com ornamentação vegetalista e brasão da irmandade encimado por coroa. Silhar de azulejos azuis e brancos, de composição ornamental seriada, representando albarradas - Jarras de flores ladeadas por pássaros; barra: motivos vegetalistas; 10 azulejos de altura; finais do século XVII . Em posição simétrica a este compartimento, um outro, que deve ter sido a primitiva sacristia privativa da confraria, segundo alguns autores. Nas paredes, silhares de azulejos do tipo albarradas e figura avulsa; lavabo de embutidos de mármore, coroado por frontão barroco de concha enquadrada por volutas. A Casa da Mesa da confraria, anexa à igreja (*1), é um compartimento rectangular com pavimento de tijoleira e tecto plano com pintura ornamental polícroma do séc. XVIII. Ao longo das paredes da sala, corre uma bancada apoiada em mísulas de mármore. Silhares de azulejos de composição figurativa/narrativa; monocromia: azul em fundo branco; 2º quartel do séc. 18. Casa de Despacho - à qual se acede por uma escada de mármore com rodapé de azulejo - silhar de azulejos com barra idêntica à das sacristias e de notável desenho.


Características Particulares
O presépio ostenta uma "Anunciação", tema raramente reproduzido nos espécimes portugueses, bem como uma "Fuga para o Egipto", vendo-se o grupo a abandonar a cidade, ao contrário da iconografia habitual.»

Fotos e texto: Ficha da Ex-DGEMN

1 comentário:

JM disse...

Já divulguei no Facebook e no meu blogue. Espero que se consiga preservar esta igreja e o seu valioso património artístico e devocional.

Uma sugestão: já pensaram em criar uma página no www.facebook.com? Iria dar mais publicidade ao assunto.