segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Press release

Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros (e edifícios anexos)


Com tupperwares, baldes e esfregonas apanha-se a água que escorre do telhado. Pelo chão apodrecido espalham-se pedaços da talha barroca do altar de Nossa Senhora da Fé e dos estuques pintados dos tectos.

No passado dia 2 de Fevereiro os "amigos fundadores" do Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros manifestaram ao Presidente da Junta de Freguesia de São José a sua preocupação relativamente ao estado de degradação dessa Igreja notável da cidade de Lisboa.

Foi entregue ao Presidente da Junta um documento onde se propõe, entre outras acções, o lançamento de uma Subscrição Pública junto da população, promovida e coordenada pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Esta acção visará, não só angariar fundos que ajudem à requalificação e restauro da Igreja e edifícios anexos, mas também dar-lhes novas funções, torná-los “vivos” e rentabilizá-los, envolvendo a população local, e não só, num projecto de dignificação e valorização do seu património.

A Igreja de São José dos Carpinteiros e os edifícios anexos, devidamente restaurados, tornar-se-ão um pólo cultural e turístico de enorme importância para a revitalização social e patrimonial dessa zona carenciada da cidade.
O Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros (e edifícios anexos) surgiu no dia 21 de Janeiro de 2010 por iniciativa de alguns cidadãos e está aberto à participação de todos aqueles que, individual ou colectivamente, pretendam de alguma forma contribuir para a reabilitação U R G E N T E deste património.



Sem comentários: