quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

E-mail enviado ao Sr. Presidente da CML:

Igreja de S. José dos Carpinteiros e "Casa dos 24" - intervenção de urgência


Exmo. Senhor
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Dr. António Costa

c.c.
Arqº Manuel Salgado - Vereador da Reabilitação Urbana
Drª Catarina Vaz Pinto - Vereadora da Cultura
Arqº Gonçalo Ribeiro Telles - Juiz Presidente da Irmandade de Ofícios da Antiga Casa dos 24 de Lisboa
Sr. Vasco Morgado Jr. - Presidente da Junta de Freguesia de S. José


Exmo. Senhor Presidente,

Como é do conhecimento de V. Exa. o conjunto classificado como Imóvel de Interesse Público constituído pela Igreja de São José dos Carpinteiros, sita na Rua de São José, e os edifícios anexos - "Casa dos 24"- necessita de obras urgentes de reabilitação.

Constitui-se recentemente o Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros e Edifícios Anexos, cujos objectivos e acções entretanto desenvolvidas poderá V. Exa. conhecer através da consulta do blogue criado para o efeito no endereço: http://grupoamigosigrejasjose.blogspot.com/

No âmbito dos contactos que temos vindo a manter, falámos, entre outras personalidades, com o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles, Juiz Presidente da Irmandade de Ofícios da Antiga Casa dos 24 de Lisboa (irmandade que construiu a Igreja no século XVI e que até hoje continua sediada na antiga “Casa dos 24”).

Dada a gravidade da situação em que se encontram estes edifícios (chove dentro da Igreja conforme fotografias que se anexa) solicitamos a V. Exa., como primeira medida e com carácter de urgência, que mande colocar imediatamente uma cobertura provisória sobre os edifícios por forma a evitar maiores perigos e danos.

Este conjunto é um importante legado histórico e patrimonial para Lisboa e para Portugal que importa preservar, recuperar e divulgar.

O Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros e Edifícios Anexos dará à Câmara Municipal de Lisboa e à Junta de Freguesia de São José todo o apoio possível para a concretização do projecto apresentado no documento que entregámos ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia, no dia 2 de Fevereiro, publicado no nosso blogue - "Algumas Ideias para a Reabilitação da Igreja de São José dos Carpinteiros (e edifícios anexos)" - e que resultou, como será do conhecimento de V. Exa., numa “Recomendação” feita pelo referido Presidente da Junta à Câmara Municipal de Lisboa aprovada em Assembleia Municipal no passado dia 9.

Certos da atenção de V. Exa. para este assunto, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.


Ana Alves de Sousa / João Pinto Soares / Paulo Ferrero
Pelo Grupo de Amigos

Sem comentários: