domingo, 21 de fevereiro de 2010

E-mail enviado ao Patriarcado:

Exmo. Senhor
Cardeal Patriarca de Lisboa
D. José da Cruz Policarpo


Como será do conhecimento de Vossa Eminência, o conjunto classificado como Imóvel de Interesse Público constituído pela Igreja de São José dos Carpinteiros, sita na Rua de São José, e os edifícios anexos - "Casa dos 24"- necessita urgentemente de obras de reabilitação e restauro.

Constitui-se recentemente o Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros e Edifícios Anexos, cujos objectivos e acções entretanto desenvolvidas poderá Vossa Eminência conhecer através da consulta do blogue criado para o efeito no endereço: http://grupoamigosigrejasjose.blogspot.com/

No âmbito dos contactos que temos vindo a manter, falámos, entre outras personalidades, com o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles, Juiz Presidente da Irmandade de Ofícios da Antiga Casa dos 24 de Lisboa (irmandade que construiu a ermida em 1545 e que até hoje continua sediada na antiga “Casa dos 24”).

“Nessa ermida, então conhecida por São José de Entre as Hortas, instalou-se a nova freguesia, a 20 de Novembro de 1567, retirando-se território à freguesia de Santa Justa. Era um vigariato com a presentação de mitra.” (1)

Dada a gravidade da situação em que se encontram estes edifícios solicitámos ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, como primeira medida e com carácter de urgência, que fosse colocada imediatamente uma cobertura provisória sobre os edifícios por forma a evitar maiores perigos e danos.

Assim, permitimo-nos solicitar a Vossa Eminência que, em conjunto com a Irmandade, Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de São José e entidades responsáveis do Poder Central, dado que se trata de património classificado, estudem uma solução que possibilite a rápida recuperação deste legado histórico e patrimonial que importa preservar, recuperar e divulgar.

O Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros e Edifícios Anexos dará ao Patriarcado, à Irmandade, à Câmara Municipal de Lisboa, à Junta de Freguesia de São José e demais entidades todo o apoio possível para a concretização do projecto apresentado no documento que entregámos ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia, no dia 2 de Fevereiro, publicado no nosso blogue - "Algumas Ideias para a Reabilitação da Igreja de São José dos Carpinteiros (e edifícios anexos)" - e que resultou numa “Recomendação” feita pelo referido Presidente da Junta à Câmara Municipal de Lisboa aprovada em Assembleia Municipal no passado dia 9.

Certos da atenção de Vossa Eminência para este assunto, subscrevemo-nos com elevada consideração,

Ana Alves de Sousa / João Pinto Soares / Paulo Ferrero
Pelo Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros

(1)
Paróquia de São José - Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais
Vol. I – Centro e Sul
Secretaria de Estado da Cultura
ANTT

c.c.
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa - Dr. António Costa
Vereador da Reabilitação Urbana - Arqº Manuel Salgado
Vereadora da Cultura - Drª Catarina Vaz Pinto
Juiz Presidente da Irmandade de Ofícios da Antiga Casa dos 24 de Lisboa - Arqº Gonçalo Ribeiro Telles
Presidente da Junta de Freguesia de S. José - Sr. Vasco Morgado Jr.

1 comentário:

Anónimo disse...

Saudações

Creio que o Patriarcado está mais interessado em ver cair a Igreja, ou construir coisas novas lá dentro. Os processos de Conservação e Restauro não lhes interessam muito, preferem os riscos modernos de arquitectos e engenheiros, sem cultura ou sensibilidade alguma para o Património existente.

Veja-se o exemplo da Igreja Matriz de Cascais, todo aquele suposto projecto de melhoramentos é um absurdo. Preparem-se para o mesmo.